terça-feira, 20 de abril de 2010

IMAGENS - NECESSÁRIAS, ÚTEIS E BENÉFICAS

Voltar ao Índice



Com efeito:

Tanto em Êxodo 20,4, quanto em Deuteronômio 5,8 consta o seguinte

"לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ "

A quarta palavra da direita para a esquerda encontramos a palavra "פסל" que se lê "FESEL" que, no hebraico, significa ÍDOLO. Nas traduções bíblicas encontramos quase sempre "IMAGENS DE ESCULTURA" ou "IMAGENS ESCULPIDAS". Não está errado. Apenas devemos entender que não se trata de qualquer imagem e sim apenas como imagens de ídolos. É o que se entende quando lemos com cuidado todo o início do Decálogo em que podemos verificar facilmente que se trata de ídolos.

De forma alguma devemos aí incluir toda e qualquer imagem que Deus considera como necessárias, úteis e benéficas. Fosse o contrário, então Deus não teria:

1 - mandado fazê-las (Êxodo 25,18; Números 21,8)

2 - dado suas ordens ao povo falando do meio dos querubins de ouro (Êxodo 25,22);

3 - operado milagres através delas (Números 21,9; Êxodo 25,22);

4 - aprovado tais imagens, quando encheu com sua glória o templo de Salomão (que estava repleto delas "por dentro e por fora") (Números 21,9; 1 Reis 8, 10-11; Êxodo 25,22);

5 - permitido que seus amigos o adorassem prostrados à frente delas (Josué 7,6)

2 comentários:

  1. Deus disse não matarás, mas depois mandou matar, a diferença é, Deus é quem manda e desmanda, Deus não mandou mais ninguém matar nem criar mais imagens, não foi o povo e não foi liderança nenhuma que decidiu fazer aquelas imagens,foi Deus, fica o meu recado para os católicos idólatras, que se curvam e buscam benção naquilo que Deus, eu disse Deus não mandou!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafael, como também eu, coerentemente você admite a absoluta soberania divina. Porém Deus não é como o homem. Ele jamais pode se contradizer.

    Nem tudo ele pode fazer, por exemplo, não pode pecar. Portanto acreditar, por conta de sua soberania, que ele possa se desdizer, não passa de blasfêmia.

    ResponderExcluir