terça-feira, 5 de março de 2013

SITE MONTFORT - MUITO BOM, MAS...



ESTE BISPO FALOU TUDO O QUE EU JÁ PENSAVA, E MUITO MAIS AINDA

Meus caro e paciente Leitor, coloco aqui uma série de textos que escrevi com o intuito de esclarecer a quem interessar possa sobre as aberrações teológicas do site Montfort. Trata-se de um ideário muito perigoso, pois que no intuito de ser muito católico, induz à formação de uma seita, um grupelho de apegados a um tradicionalismo bobo, sob o pretexto de Tradição. Com isso, negam toda a Tradição da Igreja, que é aquela de comunhão serena, leal e sincera com o Sucessor de Pedro e os Bispos em comunhão com ele. O pessoal do site Montfort quer tomar o lugar do Papa e do episcopado como últimos critérios de intérpretes da Tradição e da fé da Igreja. Terminarão fora da comunhão visível da Igreja, como os lefebvrianos...

A iniciativa de reunir num só lugar o que escrevi é para facilitar que o Leitor tenha uma visão do tema. Eis os textos: 


Site Montfort... Não é tão católico 
quanto gostaria que fosse!


Caros Visitantes, várias pessoas têm perguntado sobre as idéias e opiniões do site Montfort. Trata-se de um site católico, de pessoas que, penso, sejam sinceras.
No entanto, as idéias expressas nesse site não são expressão do sentir da Igreja. Há nele alguns graves problemas teológicos, que podem levar a uma deturpação da fé católica e chegar mesmo a uma ruptura com a Igreja.

Eis alguns pontos, entre outros:

1. Uma triste confusão entre Tradição e tradicionalismo, que termina por motivar um apego a formas e expressões do catolicismo que não são normativas nem obrigatórias nos dias atuais.

2. Alguns documentos do Magistério da Igreja são lidos de modo fundamentalista, fora do contexto histórico que lhes deram origem. O resultado é uma teologia torta, fechada e que em muito pouco exprime a genuína fé católica.

3. Há uma clara tendência de desvalorizar e menosprezar o Concílio Vaticano II. Isto é absolutamente inadmissível! O Concílio tem tanta autoridade quanto os concílios anteriores. Não se pode responder aos exageros “progressistas” da interpretação conciliar com os exageros “tradicionalistas” e integristas! Não se deve ser mais papista que o Papa! Um bom católico estará sempre em sincera comunhão com o Papa – e os papas Beato João XXIII, Servo de Deus Paulo VI, Servo de Deus João Paulo I, Servo de Deus João Paulo II Magno e Bento XVI sempre defenderam o Vaticano II na sua integridade e procuram coibir os excessos que possam existir na interpretação do Concílio. Combater o Vaticano II é colocar-se em choque com o Magistério papal e com o Colégio Episcopal, que são assistidos pelo Espírito Santo. Eis aqui um perigoso caminho que peca por presunção de ter mais discernimento que os legítimos pastores da Igreja, a quem o prometeu sua assistência! Toda vez que isso aconteceu, terminou-se numa triste heresia e em doloroso cisma...


4. Há um endeusamento da Missa de São Pio V que é errado, fora de contexto e trai a grande tradição litúrgica da Igreja. A Igreja tem, teve e terá sempre o direito e o dever de modificar seus ritos, de acordo com as circunstâncias e o discernimento da legítima autoridade apostólica, desde que não fira a essência mesma da estrutura sacramental. Nunca passou pela cabeça do Papa São Pio V que o missal por ele aprovado fosse eterno, perpétuo e irretocável! Isso é totalmente descabido e contrário à grande Tradição da Igreja! Nem os ritos primitivos, praticados pelos Apóstolos, tiveram essa pretensão de irretocabilidade! Essa idéia vem deu ma leitura que peca gravemente no seu método hermenêutico... Aqui acontece o que acontece com os protestantes fundamentalistas quando lêem a Bíblia! É verdade que tem havido graves distorções na liturgia no Brasil e no mundo, mas não se corrige tais problemas com soluções erradas e artificiais. Notem os meus leitores que o Papa Bento XVI é um amigo da Missa de São Pio V, mas não cai nos exageros dos tradicionalistas nem em desautoriza em nada o Concílio Vaticano II e o Missal de Paulo VI, tão legítimo quanto o trindentino.

Não duvido da boa fé desse irmãos do site Montfort e admiro seu desejo de transmitir a fé católica, mas lamento muito que confundam a fé da Igreja com uma determinada mentalidade, estreitando o frescor do Evangelho e desconhecendo que a Igreja é o Povo de Deus reunido como Corpo de Cristo e feito Templo do Espírito Santo peregrinando na história “entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus” até a Pátria eterna. Não se pode confundir a sensibilidade da Igreja em determinada época com a sensibilidade que deve perdurar para sempre...


Sugiro, portanto, aos meus caros Visitantes, muita prudência ao visitar o referido site, sabendo que estão entrando em contato com opiniões de um grupo que não está em plena sintonia com o sentimento da Igreja e de seus pastores, correndo, assim, o risco de afastarem-se da plena comunhão com a Igreja... O que ali houver de bom, aproveitem; o que tiver gosto de um tradicionalismo que se afasta do sentir do Papa e do Colégio Episcopal, evitem e não sigam...
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Excessos litúrgicos

Não sei se por influência daquele site chamado “Monfort” ou se por outro motivo, têm aparecido jovens com o desejo de participar da Santa Missa no rito de S. Pio V ou, pelo menos, no rito do Missal de Paulo VI em latim.

É um direito dos fiéis católicos participarem da Missa segundo o missal anterior ao atual. Basta que o Bispo diocesano julgue conveniente o pedido e determine uma igreja para a celebração.

No entanto, se esse desejo nascer de uma visão reacionária contra o Concílio Vaticano II e contra o Missal atual, promulgado pelo Papa Paulo VI – e esta é a visão do site Monfort –, tal desejo e tal pedido não podem ter cidadania na Igreja.


Quem nega a autoridade do Concílio Vaticano II e suas determinações ou quem refuta o Missal de Paulo VI, aprovado pela autoridade de um Papa legítimo e acolhido por todo o Episcopado e por toda a Igreja, afasta-se gravemente da comunhão de sentimento com a Igreja de Cristo. Isso é, pelo menos, temeridade, além de uma enorme soberba: pensar que compreende melhor a fé católica e lê melhor a Tradição que o próprio Episcopado em comunhão com o Sucessor de Pedro!

É assim: quando o Diabo não derruba pelo menos, ataca pelo mais!

No outro extremo está a contínua bagunça por parte do clero na celebração da Missa, num teimoso desrespeito ao Missal de Paulo VI e às normas litúrgicas da Igreja. De nada – de nada mesmo! – adiantaram os documentos de João Paulo II, da Congregação para o Culto Divino e de Bento XVI: cada um continua fazendo como bem quer e entende... E fica tudo por isso mesmo! Atualmente, chique é inventar moda na Missa! Cada um inventa a sua, pensando que descobriu a pólvora e inventou a roda!

É assim: um extremo leva a outro; excesso chama excesso...

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O site Montfort: doce veneno

Apareceu no site Montfort uma forte reação ao que escrevi sobre o referido site e a respeito da Missa de São Pio V como ele apresenta e defende (procure aqui o meu texto)... Não o transcreverei aqui e não indicarei o local do artigo, pois penso, sinceramente, que não vale a pena. Somente, a quem interessar possa, digo quanto segue, como sacerdote católico que deseja estar em plena, sincera e filial comunhão com a Igreja e seus legítimos pastores:

1. Reitero tudo quanto afirmei. O site Montfort desautoriza o Papa Paulo VI e seus sucessores e, assim, põe-se em rota de colisão com a Igreja. A fidelidade à Igreja católica não é a uma Igreja idealizada, mas à Igreja de hoje, com seus pastores e seus desafios!


2. Apesar de desejar ser sinceramente católico, esse site tem feito mal a muita gente que, sem critérios suficientes, termina caindo numa visão estreita do que é o cristianismo, a Igreja e a liturgia católica, com a boa fé e o triste engano de ser fiel à Tradição. A Tradição aí é confundida com imobilismo e rigidez... É esta miopia no modo de compreendê-la que chamo de tradicionalismo. O cristianismo é tradicional, não tradicionalista ou reacionário!

3. De modo gravíssimo, o pessoal do site Montfort desautoriza e tenta esvaziar o Concílio Vaticano II. É o mesmo erro dos que tentam esvaziar o Concílio de Trento e o Concílio Vaticano I. Todo católico deve ter o Vaticano II em tanta estima e considerção quanto qualquer outro concílio ecumênico. Com os mesmos argumentos tortos do pessoal do Montfort, há aqueles que desejam reduzir os concílios pós 1054 a concílios gerais do Ocidente. Exagero vai, exagero vem - e quem periclita é a fé católica e a unidade da Igreja!

4. O site Montfort adota uma visão meio paranóica, vendo conspiração maçônica e modernista em toda parte! O modernismo foi um erro combatido a seu tempo. Ainda hoje influencia certa teologia. Mas, não tem o menor sentido viver numa cruzada paranoicamente anti-modernista! Acusam de modernismo grandes teólogos do século XX, como Henri de Lubac e Yves Congar e denigrem a memória do grande teólogo Hans Urs von Balthasar! Todos esses teólogos eminentes e santos, apesar de serem somente padres, foram feitos cardeais por João Paulo II Magno e são queridíssimos de Bento XVI. Quanto a de Lubac, Ratzinger o considera um de seus mestres! Será que João Paulo II e Bento XVI são hereges modernistas? Ou será que são ignorantes tolos, que nem percebem o perigo desses teólogos? O site Montfort e outros sites tradicionalistas alardeam fidelidade ao Papa e depois minam-lhe a autoridade; citam o que interessa dos livros de Ratzinger, mas ignoram solenemente que o mestre teológico de Ratzinger é de Lubac! O Papa, para eles, serve somente no que lhes convém! É o mesmo raciocínio do pessoal da Teologia da Libertação! Os extremos se tocam...

5. O articulista do site Montfort foi injusto e desleal para comigo ao afirmar que defendo a ressurreição imediatamente após a morte. Não é verdade! Sempre critiquei duramente tal impostação! A ressurreição é um processo que se inicia logo após a morte, com a glorificação da alma, e terá sua consumação com a ressurreição corporal, no final dos tempos. É isso que ensino; é isso que a Igreja crê e a Congregação para a Doutrina da Fé reafirmou há alguns anos. E só isso. Não se deveria impugnar um sacerdote por " eu ouvi dizer que" e por suposições infndadas... Seria bom fazer um exame de consciência! No entanto, sei que o meu modo de fazer teologia não agradaria ao pessoal do Montfort. Sou de outra escola e sou plenamente católico, sem restrições a papas ou concílios. Até me criticam por chamar de "Magno" a João Paulo II, afirmando que a Igreja não lhe deu esse título. A verdade, é que não aceitam realmente o Papa João Paulo... Quanto ao título "magno", não é a Igreja quem o dá, mas a própria história pela boca das gerações. "Magno" não é título religioso! Por isso, Alexandre Magno, Pompeu Magno, Constantino Magno, Carlos Magno... Posso chamar João Paulo II de Magno (Grande), sim! Posso e devo, porque ele o foi: homem da Tradição, consciente do presente e aberto ao futuro! Nunca foi um tradicionalista enferrujado, peneumatômaco (= assassino do Espírito)! Assim, "Magno", o chamou o Cardeal Sodano na homilia da Missa do dia seguinte à sua piedosa morte ("João Paulo, o Grande"); assim o chamou Bento XVI na sua primeira palavra após a eleição: "Depois do Grande Papa João Paulo II"; assim muitos o chamam na Europa... Estou bem acompanhado, portanto!


6. Quanto à discussão sobre o poligenismo ou monogenismo, é questão absolutamente aberta (não adianta citar erroneamente a Humani Generis de Pio XII, que não se pronunciou de modo infalível). Qualquer teólogo católico dirá isso. Nenhum católico é obrigado a pensar que a humanidade veio de um só casal. Eu defendo claramente o poligenismo, mas respeito quem pensa diversamente, pois não é assunto fechado. O problema do pessoal do Montfort é que também não aceita outra leitura da Escritura a não ser a que despreza o estudo dos gêneros literários (recomendado vivamente deste o tempo de Pio XII!)... É triste quando a fé tem que enterrar a cabeça para não ver a realidade e já não leva a sério as descobertas sérias da ciência! Que ironia: o pessoal do Montfort, que tem tanta raiva dos protestantes, nisso, é igualzinho aos protestantes fundamentalistas pentecostais dos EUA, que desejam proibir que se ensine a evolução nas escolas!

7. O problema do pessoal do Montfort é muita vontade de conhecer a teologia católica, mas sem os pressupostos teológicos necessários. Por falta de uma criteriologia no que diz respeito aos instrumentos hermenêuticos da ciência teológica, cai-se, então num fundamentalismo de dar pena – e me dá mesmo, sinceramente, porque esse pessoal, com seu zelo, poderia fazer um bem imenso à Igreja. Por outro lado, é doença intelectual mesmo dizer "odeio tudo que é moderno". E é contraditório, pois se escreve isso com o teclado de um moderno computador, usando a internet, o meio mais moderno de comunicação! Pensem na esquizofrenia!

8. Não pretendo polemizar, mas repito: cuidado com o site Montfort, pois está se afastando do sentir com a Igreja... É o caminho que leva à heresia e ao cisma. É bom evitá-lo! Queira Deus que os jovens não se deixem levar por essas idéias obsessivas... É uma pena, porque a absolutização da própria Missa de São Pio V (em si, bela e legítima, mas chamada erroneamante de "Missa de Sempre" devido a um endeusamento, uma absolutização imprópria da liturgia de uma época determinada) terminará por fazer com que muitos Bispos neguem a permissão para celebrá-la, já que começa a se tornar uma bandeira do tradicionalismo (no sentido negativo mesmo) e do integrismo! Eu mesmo, que nada tenho contra esse belo rito, jamais o celebraria por quem me pedisse com essa mentalidade integrista; penso que nenhum Bispo de responsabilidade e senso eclesial fá-lo-ia!

Que pena! Repito: cuidado com o site Montfort: está fazendo mal; parece doce católico, mas é veneno! Descobri que aquele articulista lá não é tão sincero e honesto intelectualmente como eu pensava. Na verdade, é um bom sofista que adora arengar feito galo de briga, vendo heresia e perigo por todo lado! E só!
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Ainda sobre a Missa segundo o Missal de São Pio V

Caro e paciente Visitante meu, somente para que os leitores menos familiarizados com a guerra que os sites tradicionalistas (que são muitos) fazem contra a Missa no rito do Missal de Paulo VI, gostaria de esclarecer que o grande cavalo da batalha desses grupos é a Bula Bula Quo Primum Tempore, de São Pio V, datada de 1570. Nesta bula, o Papa promulga o Missal Romano reformado por determinação do Concílio de Trento. Lá para as tantas, explicitando a promulgação, com a linguagem solene e peremptória própria dos
papas dos séculos anteriores, o Santo Padre Pio V afirma: “A fim de que todos, e em todos os lugares, adotem e observem as tradições da Santa Igreja Romana, Mãe e Mestra de todas as Igrejas, decretamos e ordenamos que a Missa, no futuro e para sempre, não seja cantada nem rezada de modo diferente do que esta, conforme o Missal publicado por Nós, em todas as Igrejas...” Mais adiante, o Papa afirma: “Quanto a todas as outras sobreditas Igrejas, por Nossa presente Constituição, que será valida para sempre, Nós decretamos e ordenamos, sob pena de nossa indignação, que o uso de seus missais próprios seja supresso e sejam eles radical e totalmente rejeitados; e, quanto ao Nosso presente Missal recentemente publicado, nada jamais lhe deverá ser acrescentado, nem supresso, nem modificado”. São estes “para sempre” o cavalo de batalha dos tradicionalistas: nunca, jamais, de nenhum modo, em tempo algum poder-se-ia alterar o rito da Missa tal como Pio V o aprovou! Ora, afirmar isto é algo totalmente fora de propósito e teologicamente errôneo! Dou somente alguns motivos:

1. É necessário compreender o contexto desta Bula. A Igreja estava reagindo à Reforma protestante, que difundiu erros graves contra a fé católica. Muitos desses erros tocavam os sacramentos, sobretudo a Eucaristia. Um dos modos que a Igreja julgou eficaz para combater o erro e manter a unidade da fé foi desencorajar o uso dos vários ritos de celebração da Missa, ritos que existiam em várias regiões da Europa. Só a título de exemplo: o rito ambrosiano, na Diocese de Milão, o rito próprio da Diocese de Braga, o rito de Dijon, ainda hoje com alguns resquícios entre os monges trapistas, o rito da Grenoble, guardado pelos monges cartuxos, o rito moçarábico, em regiões da Espanha, etc. Por isso mesmo, na sua Bula, São Pio V determina que somente é permitido que permaneçam sendo usados os ritos que tenham mais de 200 anos. Interessante que o santo Papa nunca pensou que em toda a Igreja deveria existir somente o rito do missal que ele estava aprovando. Os ritos ocidentais com mais de 200 anos poderiam continuar existindo; sem contar os venerabilíssimos ritos das Igrejas orientais católicas ou ortodoxas, como a liturgia da São Basílio ou a de São João Crisóstomo, que a Igreja sempre teve em alta conta... Se a grande maioria dos ritos ocidentais desapareceu não foi por proibição de São Pio V, mas por obra dos monges beneditinos de Solesmes, na França, que no século XIX fizeram todo um trabalho de exaltação do rito romano com sua sobriedade, e crítica a aspectos dos outros ritos. Era uma época de forte centralização romana na Igreja, por motivos históricos válidos e compreensíveis.

2. O Santo Padre Pio V, com a linguagem que usou, jamais pensou em proclamar como um “dogma” o seu Missal! Um papa – qualquer papa – somente pode falar de modo definitivo e infalível em dois casos: 1) Quando proclama ou ensina “ex cathedra” sobre fé e moral, nunca sobre disciplina litúrgica não revelada e 2) Quando, interpretando o magistério ordinário do inteiro Colégio dos Bispos sobre fé e moral, proclama que uma determinada doutrina de fé e moral pertence à fé católica tal como revelada por Deus – e isto de modo definitivo (foi o caso da doutrina segundo a qual as mulheres não podem receber a ordenação sacerdotal. Esta sim, é definitiva e irreformável!). Fora disso, o Papa não pode falar de modo definitivo! São Pio V, coitado, apenas promulgou uma Bula para aprovar o belíssimo Missal, fruto da reforma litúrgica do Concílio de Trento! Nunca, em quinhentos anos, se pensou que o Missal seria irreformável! A prova disso é que o Bem-aventurado João XXIII, antes do Vaticano II, fizera uma pequena modificação no Cânon Romano, acrescentando à lista dos santos aí citados, o nome de São José, esposo da Virgem Maria. Pela interpretação dos tradicionalistas, jamais João XXIII poderia ter feito isso!

3. Nenhum Papa é obrigado a manter as normas disciplinares de um outro. O Papa somente não pode mudar aquilo que é de fé e moral revelada e, portanto, faz parte do Depósito da Fé! Quanto ao resto, ele tem plena autoridade na Igreja! O Papa atual não é são Pio V: é Bento XVI, como o da reforma litúrgica pós-Vaticano II era o Servo de Deus Paulo VI, de santa memória! Cada um, no seu tempo, gozou de poder supremo, imediato, episcopal e pleno na Igreja por vontade do próprio Senhor.

4. É importante recordar que sempre a liturgia da Missa, desde as origens, vem passando por reformas e evoluções – é coisa normal. Compete ao Papa a última palavra sobre esses assuntos. É verdade que o Missal de Paulo VI é fruto de uma reforma bastante profunda em relação ao Missal anterior. O atual Papa reconhece isso. Ele admira e vê muitos méritos no atual Missal, mas lamenta que não se tenha preservado mais do antigo Missal. Pessoalmente, eu penso assim também: a reforma litúrgica não foi de todo feliz... Pode-se gostar ou não dessa reforma de Paulo VI; o que não se pode é afirmar que ela é heterodoxa ou ilícita! O que não se pode também – e o atual Papa nunca o fez – é absolutizar o Missal de São Pio V de modo totalmente impertinente e unilateral! É uma triste ignorância do que é a liturgia, de como ela faz parte da perene e ao mesmo tempo dinâmica Tradição da Igreja e como ela evolui e evoluirá sempre no decorrer da história.

5. É totalmente falso que o Missal de Paulo VI deturpe ou macule ou mutile a fé católica! O Missal deve ser utilizado, interpretado e vivenciado no contexto de toda a doutrina da Igreja e não como um texto isolado em si mesmo, pois que a oração da Igreja, sobretudo a litúrgica, brota da sua vida e da sua fé e, ao mesmo tempo, as exprime!
6. Por outro lado, os tradicionalistas têm razão quando deploram e rejeitam todos os abusos e loucuras cometidas nos últimos anos na liturgia em nome de uma tal de “criatividade”, compreendida de modo totalmente contrário ao pensamento da Igreja e ao magistério dos últimos papas! Quantas vezes tenho denunciado isso neste blog! Se o Missal de Paulo VI fosse usado como a Igreja pede e determina, muito desse mal-estar poderia ser evitado!

7. Quero deixar bem claro que é possível e plenamente legítimo amar e apreciar a beleza do rito da Missa segundo o Missal de são Pio V e desejar celebrar a Eucaristia nesse rito. O que atrapalha e é errado é refutar o Vaticano II, acusar Paulo VI e absolutizar (= endeusar), como se fosse determinação eterna, uma norma de um Papa que nunca teve a   
intenção de dar um alcance absoluto a suas palavras! O Missal de São Pio V foi um a mais na longa evolução da litúrgica da Igreja. A "Missa de Sempre", a que se referem insistentemente os tradicionalistas, é o Sacramento da Eucaristia, seja em que rito legítimo seja celebrada: rito romano, melquita, maronita, malaber, malankar, ucraniano, copta, armeno, etíope, bizantino paleoeslavo, etc...

Observação minha: Só, a título de esclarecimento, uma questão interessante: E se São Pio V tivesse pensado realmente em decretar que o seu Missal seria para sempre, os papas seguintes poderiam mudar isso? Poderiam, perfeitamente! São Pio V teria (o que não fez) exorbitado nas suas prerrogativas! Um Papa somente pode determinar para sempre o que pertencer ao Depósito da Fé. Sobre o modo de celebrar a Eucaristia o que pertence ao Depósito da Fé é que deve ser celebrada por um sacerdote validamente ordenado, que o povo de Deus concorre na celebração, que deve haver liturgia da Palavra e liturgia eucarística, que se devem usar como matéria o pão e o vinho (com água). Sobre o restante, em questão de rito, a Igreja tem plena autoridade de dispor e determinar... Aliás, essa história de “não poder mudar nada” é o mesmo argumento que os ortodoxos usam para acusar os católicos de terem mudado o Credo, acrescentando o Filioque. Isso porque eles se apegam a uma expressão fora de contexto, presente no Concílio de Calcedônia: “Depois de termos estabelecido tudo com toda a possível acríbia e diligência, o santo Sínodo ecumênico decidiu que ninguém pode apresentar, escrever ou compor uma outra fórmula de fé ou julgar ou ensinar de outro modo”... Pois bem: o Credo do Missal de são Pio V traz o “acréscimo” do Filioque, que a Igreja latina fez ao Símbolo niceno-constantinopolitano na Alta Idade Média! Os tradicionalistas que absolutizam a Bula Quo Primum Tempore, deveriam também, para serem coerentes, dar razão aos ortodoxos e afirmar que a Igreja católica todinha caiu em heresia porque acrescentou o Filioque ao Credo! Como se pode ver, é necessário saber manejar as categorias da teologia de acordo com seus princípios epistemológicos e hermenêuticos. Do contrário, haja tempestade em copo d’água e haja bobagem dita com ares de douta erudição!
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A Igreja e a salvação dos não-católicos


Caro Visitante, aqui vão alguns passos da Declaração Dominus Iesus, aprovada pelo Papa joão Paulo II, que tanta polêmica suscitou, mas que exprime perfeitamente a verdadeira fé da Igreja de Cristo. Às vezes, temos a tentação de imaginar uma Igreja da nossa cabeça e à nossa medida. Então, deliramos! Quem se interessar em saber a real doutrina da Igreja sobre a possibilidade de salvação para quem não está nela visivelmente, pode ler quanto segue... Ao ser ordenado, jurei pregar e defender a fé católica, em comunhão com o Papa e em plena fidelidade ao Magistério. Por isso transcrevo com alegria estas linhas. Não são minhas; sou apenas um simples divulgador da fé da Igreja de Cristo...

No. 16: Assim, e em relação com a unicidade e universalidade da mediação salvífica de Jesus Cristo, deve crer-se firmemente como verdade de fé católica a unicidade da Igreja
por Ele fundada. Como existe um só Cristo, também existe um só seu Corpo e uma só sua Esposa: «uma só Igreja católica e apostólica». Por outro lado, as promessas do Senhor de nunca abandonar a sua Igreja (cf. Mt 16,18; 28,20) e de guiá-la com o seu Espírito (cf. Jo 16,13) comportam que, segundo a fé católica, a unicidade e unidade, bem como tudo o que concerne a integridade da Igreja, jamais virão a faltar.


Os fiéis são obrigados a professar que existe uma continuidade histórica — radicada na sucessão apostólica — entre a Igreja fundada por Cristo e a Igreja Católica: «Esta é a única Igreja de Cristo [...] que o nosso Salvador, depois da sua ressurreição, confiou a Pedro para apascentar (cf. Jo 21,17), encarregando-o a Ele e aos demais Apóstolos de a difundirem e de a governarem (cf. Mt 28,18ss.); levantando-a para sempre como coluna e esteio da verdade (cf. 1Tm 3,15). Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste [subsistit in] na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele». Com a expressão «subsistit in», o Concílio Vaticano II quis harmonizar duas afirmações doutrinais: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, não obstante as divisões dos cristãos, continua a existir plenamente só na Igreja Católica e, por outro, a de que «existem numerosos elementos de santificação e de verdade fora da sua composição », isto é, nas Igrejas e Comunidades eclesiais que ainda não vivem em plena comunhão com a Igreja Católica[1]. Acerca destas, porém, deve afirmar-se que «o seu valor deriva da mesma plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja Católica».
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[1] É, portanto, contrária ao significado autêntico do texto do Concílio a interpretação que leva a deduzir da fórmula subsistit in a tese, segundo a qual, a única Igreja de Cristo poderia também subsistir em Igrejas e Comunidades eclesiais não católicas. «O Concílio, invés, adotou a palavra “subsistit” precisamente para esclarecer que existe uma só “subsistência” da verdadeira Igreja, ao passo que fora da sua composição visível existem apenas “elementa Ecclesiae”, que — por serem elementos da própria Igreja — tendem e conduzem para a Igreja Católica» [Congr. para a Doutrina da Fé, Notificação sobre o volume “Igreja: carisma e poder” do Fr. Leonardo Boff: AAS 77 (1985) 756-762].
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No.17: Existe portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele. As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a Igreja Católica, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas particulares. Por isso, também nestas Igrejas está presente e atua a Igreja de Cristo, embora lhes falte a plena comunhão com a Igreja católica, enquanto não aceitam a doutrina católica do Primado que, por vontade de Deus, o Bispo de Roma objetivamente tem e exerce sobre toda a Igreja.

As Comunidades eclesiais, invés, que não conservaram um válido episcopado e a genuína e íntegra substância do mistério eucarístico, não são Igrejas em sentido próprio. Os que, porém, foram batizados nestas Comunidades estão pelo Batismo incorporados em Cristo e, portanto, vivem numa certa comunhão, se bem que imperfeita, com a Igreja. O Batismo, efetivamente, tende por si ao completo desenvolvimento da vida em Cristo, através da íntegra profissão de fé, da Eucaristia e da plena comunhão na Igreja.


«Os fiéis não podem, por conseguinte, imaginar a Igreja de Cristo como se fosse a soma — diferenciada e, de certo modo, também unitária — das Igrejas e Comunidades eclesiais; nem lhes é permitido pensar que a Igreja de Cristo hoje já não exista em parte alguma, tornando-se, assim, um mero objeto de procura por parte de todas as Igrejas e Comunidades». «Os elementos desta Igreja já realizada existem, reunidos na sua plenitude, na Igreja Católica e, sem essa plenitude, nas demais Comunidades». «Por isso, as próprias Igrejas e Comunidades separadas, embora pensemos que têm faltas, não se pode dizer que não tenham peso no mistério da salvação ou sejam vazias de significado, já que o Espírito Se não recusa a servir-Se delas como de instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja Católica».

A falta de unidade entre os cristãos é certamente uma ferida para a Igreja; não no sentido de estar privada da sua unidade, mas «porque a divisão é um obstáculo à plena realização da sua universalidade na história».

No. 20: Antes de mais, deve crer-se firmemente que a « Igreja, peregrina na terra, é necessária para a salvação. Só Cristo é mediador e caminho de salvação; ora, Ele torna-se-nos presente no seu Corpo que é a Igreja; e, ao inculcar por palavras explícitas a necessidade da fé e do Baptismo (cf. Mc 16,16; Jo 3,5), corroborou ao mesmo tempo a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Baptismo tal como por uma porta ». Esta doutrina não se contrapõe à vontade salvífica universal de Deus (cf. 1 Tim 2,4); daí « a necessidade de manter unidas estas duas verdades: a real possibilidade de salvação em Cristo para todos os homens, e a necessidade da Igreja para essa salvação».

A Igreja é « sacramento universal de salvação», porque, sempre unida de modo misterioso e subordinada a Jesus Cristo Salvador, sua Cabeça, tem no plano de Deus uma relação imprescindível com a salvação de cada homem.Para aqueles que não são formal e visivelmente membros da Igreja, « a salvação de Cristo torna-se acessível em virtude de uma graça que, embora dotada de uma misteriosa relação com a Igreja, todavia não os introduz formalmente nela, mas ilumina convenientemente a sua situação interior e ambiental. Esta graça provém de Cristo, é fruto do seu sacrifício e é comunicada pelo Espírito Santo ». Tem uma relação com a Igreja, que por sua vez « tem a sua origem na missão do Filho e na missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai ».

No. 21. Quanto ao modo como a graça salvífica de Deus, dada sempre através de Cristo no Espírito e em relação misteriosa com a Igreja, atinge os não cristãos, o Concílio Vaticano II limitou-se a afirmar que Deus a dá « por caminhos só por Ele conhecidos ». A teologia esforça-se por aprofundar a questão. Há que encorajar esse esforço teológico, que sem dúvida serve para aumentar a compreensão dos desígnios salvíficos de Deus e dos caminhos que os realizam. Todavia, de quanto acima foi dito sobre a mediação de Jesus Cristo e sobre a « relação única e singular» que a Igreja tem com o Reino de Deus entre os homens — que é substancialmente o Reino de Cristo Salvador universal —, seria obviamente contrário à fé católica considerar a Igreja como um caminho de salvação ao lado dos constituídos pelas outras religiões, como se estes fossem complementares à Igreja, ou até substancialmente equivalentes à mesma, embora convergindo com ela para o Reino escatológico de Deus.


Não há dúvida que as diversas tradições religiosas contêm e oferecem elementos de religiosidade, que procedem de Deus, e que fazem parte de « quanto o Espírito opera no coração dos homens e na história dos povos, nas culturas e religiões ». Com efeito, algumas orações e ritos das outras religiões podem assumir um papel de preparação ao Evangelho, enquanto ocasiões ou pedagogias que estimulam os corações dos homens a se abrirem à ação de Deus. Não se lhes pode porém atribuir a origem divina nem a eficácia salvífica ex opere operato, própria dos sacramentos cristãos. Por outro lado, não se pode ignorar que certos ritos, enquanto dependentes da superstição ou de outros erros (cf. 1 Cor 10,20-21), são mais propriamente um obstáculo à salvação.

No. 22. Com a vinda de Jesus Cristo Salvador, Deus quis que a Igreja por Ele fundada fosse o instrumento de salvação para toda a humanidade (cf. At 17,30-31). Esta verdade de fé nada tira ao fato de a Igreja nutrir pelas religiões do mundo um sincero respeito, mas, ao mesmo tempo, exclui de forma radical a mentalidade indiferentista « imbuída de um relativismo religioso que leva a pensar que “tanto vale uma religião como outra” ».Se é verdade que os adeptos das outras religiões podem receber a graça divina, também é verdade que objetivamente se encontram numa situação gravemente deficitária, se comparada com a daqueles que na Igreja têm a plenitude dos meios de salvação. Há que lembrar, todavia, « a todos os filhos da Igreja que a grandeza da sua condição não é para atribuir aos próprios méritos, mas a uma graça especial de Cristo; se não corresponderem a essa graça, por pensamentos, palavras e obras, em vez de se salvarem, incorrerão num juízo mais severo ». Compreende-se, portanto, que, em obediência ao mandato do Senhor (cf. Mt 28,19-20) e como exigência do amor para com todos os homens, a Igreja « anuncia e tem o dever de anunciar constantemente a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6), no qual os homens encontram a plenitude da vida religiosa e no qual Deus reconciliou todas as coisas consigo ».
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Um verdadeiro critério para um verdadeiro católico

A Igreja de Cristo é peregrina; caminha na história. Isto faz parte da sua essência, pois que ela é continuadora e testemunha da obra salvífica de Deus que, sendo eterno e imutável, entrou no tempo dos homens, primeiro na história de Israel, o Povo eleito da Antiga Aliança e, na plenitude dos tempos, de modo pleno, em Jesus Cristo, Cabeça e princípio da Igreja e Salvador da humanidade.

A verdade de Deus, transmitida na Tradição apostólica, é imutável, mas vai sendo compreendida cada vez mais, cada vez melhor, cada vez de modo mais abrangente pela Igreja através do tempo. Não há como fugir disso: a temporalidade, a progressão, é inerente ao homem! Como também as limitações da cultura de cada tempo e civilização. E a Igreja, portadora da eternidade que entrou no tempo, vai peregrinando, vai compreendendo sempre mais e melhor nos caminhos da história; assim vai exprimindo sempre a mesma Verdade - que não é simplesmente uma teoria ou uma doutrina, mas uma Pessoa: Jesus Cristo - de modos novos e com palavras novas.

Mas, ela não precisa temer! Cristo lhe prometeu: “Eu estarei convosco até o fim dos tempos!” Prometeu-lhe também o “Espírito da Verdade”, que haverá sempre de conduzir adiante a sua Igreja, até a Verdade plena, pois testemunhará sempre Jesus e sua
salvação: “Ele tomará do que é meu e vo-lo anunciará!” Por isso a Igreja sabe que nunca poderá errar na sua profissão de fé.

Essa profissão não é um velho baú, cheio de verdades teóricas enferrujadas, mas, ao invés, é a viva Tradição apostólica, sempre interpretada de novo sob a guia do Espírito Santo, suscitando sempre novos desafios ante os desafios de cada época, de modo que, cada geração eclesial pode ter certeza de permanecer na mesma fé, sempre igual e sempre nova.

E para que a guarda da verdadeira fé e o modo de interpretá-la e transmiti-la fosse autêntico, sem cair nos delírios dos avançados nem no medo e no apego doentio a uma segurança do passado, própria dos atrasados, Cristo dotou a sua Igreja de um Magistério, formado pelo Papa, Sucessor de Pedro, e pelos Bispos em comunhão com ele, sucessores dos Apóstolos. Somente eles têm a autoridade dada pelo Cristo e confirmada pelo Espírito de interpretar retamente a fé da Igreja.

Num mundo confuso, numa Igreja batida por tantas ondas, quando Satanás, ao não vencer pelo menos do relaxamento e da secularização, tenta enganar pelo mais do exagero e de um tradicionalismo tão bobo quanto prepotente, a humilde comunhão com os pastores reais que o Cristo real colocou à frente do rebanho, é a mais decisiva garantia de que estamos seguros na verdadeira fé. Que Deus nos conserve, caro Visitante, neste caminho! As portas do inferno não prevalecerão! Valerá sempre o velho axioma, tão repetido pela sã Tradição: Ubi Petrus, ibi Ecclesia catholica!” – Onde está Pedro, aí está a Igreja católica! Para não haver dúvida: o nome de Pedro é Bento XVI...

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Caro Visitante, respondendo a um comentário que me enviaram no texto que escrevi sobre o site tradicionalista Montfort,(cf. Texto do dia 23/6: Site Monfort: um doce veneno – I) citei um caso de excomunhão por parte de Pio XII. Aqui vão os detalhes: Pelos anos 40 do século passado, alguns membros do St. Benedict’s Center e do Boston College interpretavam de modo contrário ao sentir da Igreja a fórmula da Tradição “Fora da Igreja não há salvação”. Segundo esses, todas as pessoas que não fossem católicas estariam excluídas da salvação eterna. O Santo Padre Pio XII condenou tal pensamento na Encíclica Mystici Corporis e excomungou o teólogo Leonard Feeney, em 1953, por manter teimosamente tal pensamento. Eis alguns trechos da Carta do Santo Ofício ao Arcebispo de Boston, sobre o assunto, escrita sob a autoridade de Pio XII. Vou comentá-la...

Entre as coisas que a Igreja sempre pregou e nunca deixará de pregar está também a afirmação infalível que nos ensina que “fora da Igreja não há salvação”. Este dogma, porém, deve ser entendido no sentido em que a própria Igreja o entende. Com efeito, não é ao juízo privado que nosso Salvador confiou a explicação do que está contido no depósito da fé, mas ao magistério eclesiástico.

Ninguém será salvo se, sabendo que a Igreja foi divinamente instituída por Cristo, todavia não aceita submeter-se à Igreja ou recusa obediência ao Romano Pontífice, vigário de Cristo na terra.

Na sua infinita misericórdia, Deus quis que os efeitos necessários para a salvação
provenientes destes meios de salvação... fossem também obtidos, em certas circunstâncias, quando este meios são acionados só pelo voto ou desejo... Pois, para que alguém obtenha a salvação eterna não é sempre necessário que seja efetivamente incorporado à Igreja como membro, mas requerido é que lhe esteja unido por voto e desejo. Todavia, não é sempre necessário que este voto seja explícito... mas, quando o homem é vítima de ignorância invencível, Deus aceita também o voto implícito, chamado assim porque incluído na boa disposição de alma pela qual essa pessoa quer conformar sua vontade à vontade de Deus... (Denz 3866-3872).

Não se pode compreender como um religioso, a saber, o Pe. Feeney, se pode apresentar como “defensor da fé”, se ao mesmo tempo não hesita em combater a instrução catequética proposta pelas autoridades legítimas.. (Denz 3873).

Observação minha:

1. Fiz questão de citar este texto porque é do pontificado do Santo Padre Pio XII, o herói dos tradicionalistas e, no ver deles, o último papa autêntico e sério.
2. Observem bem como o texto adverte que ninguém deve pretender interpretar os textos do Magistério modificando o sentido que o próprio Magistério lhes dá! Isso os tradicionalistas deveriam aprender, eles que ficam citando textos magisteriais fora do contexto, como os protestantes fundamentalistas fazem com as Escrituras. É clara a queixa do documento aprovado por Pio XII: "Não se pode compreender como um religioso, a saber, o Pe. Feeney, se pode apresentar como 'defensor da fé', se ao mesmo tempo não hesita em combater a instrução catequética proposta pelas autoridades legítimas..."
3. Vamos à doutrina ensinada aqui: Pio XII ensina que a fórmula “Fora da Igreja não há salvação” é dogma de fé. É verdade! Mas, adverte que não pode ser compreendida no sentido restritivo: quem não é católico não se salva. Eis a explicação: O meio ordinário, meio querido por Deus, para a salvação é entrar e permanecer na Igreja católica. Mas, todo aquele que sem culpa, está fora da Igreja, pode se salvar pela imensa misericórdia de Deus. O próprio Concílio de Trento, ao tratar do Batismo e da Penitência, já havia acenado para tal possibilidade, pois nunca foi fé da Igreja que quem não é católico não se salva. Tal interpretação é herética!
4. O Concílio Vaticano II, seguindo os passos da antiga Tradição, expressa nas Escrituras, nos primeiros Santos Padres, como São Justino e Santo Irineu, bem como no magistério de Pio XII, desenvolveu de modo mais orgânico e completo esta doutrina: Cristo é o Salvador de todos e não há salvação fora dele. Todo aquele que se salva – mesmo que, sem culpa, não reconheça o Cristo como Salvador – somente será salvo porque Cristo morreu por todos, de modo que, fora de Cristo não há salvação. Ora, a Igreja, como Corpo de Cristo, é ministra de tal salvação. Toda salvação possível dá-se pelo ministério da Igreja. Assim, todo aquele que, sem culpa, não entre ou não permanece na Igreja, se for reto de consciência e verdadeiramente buscar a Deus do melhor modo que lhe for possível, pode, graças à salvação que Cristo obteve e a Igreja ministra, alcançar a salvação.
5. Com tal doutrina, o Concílio, seguindo a Tradição da Igreja, mantém unidas duas afirmações: 1) A Igreja é necessária para a salvação e todos são chamados a ela; e 2) É possível para um não-católico ou não-cristão sincero a salvação por meios que só Deus conhece, pois que Cristo, cabeça da Igreja, morreu por todos.
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Caro Internauta, não se deve pensar que a permissão do Santo Padre para que se celebre livremente a Santa Missa segundo o Rito da reforma do Concílio de Trento seja uma concessão à visão reacionária dos grupos que rejeitam a autoridade do Concílio Vaticano II – como o pessoal do site Montfort, Permanência e outros do gênero.

Quem ler o Motu Proprio de Bento XVI compreenderá isso claramente. O Papa deseja apenas, com este gesto, enfatizar que há uma continuidade entre a liturgia pré-conciliar e a atual; continuidade num orgânico desenvolvimento e evolução, não numa ruptura.

Bento XVI deseja também ser sensível e justo para com os fiéis que desejem celebrar os santos mistérios segunda a liturgia pré-conciliar.

No entanto, que os sacerdotes estejam bem atentos: não devem celebrar esta Missa para grupos de fiéis que rejeitem o Concílio Vaticano II, pois, então, a Missa serviria de bandeira contra o Concílio e seu magistério! Tradição, sim; tradicionalismo, não!

segunda-feira, 4 de março de 2013

CAI POR TERRA A APOSTOLICIDADE DA IGREJA





Antonio dos Reis: São Paulo escreveu: Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem. 



Vejo cair por terra a apostolicidade da igreja que contraria o que escreveu o Apóstolo.










Claro que para a Igreja Cristo é o único mediador tanto no céu quanto na terra. Já para os irmãozinhos rebelados, segundo o seu entendimento, ele só o é no céu porque aqui na terra admitem que cada um pode mediar, isto é, orar, a favor de outrem.


- Ué! - poderá exclamar -, mas vocês não oram também uns pelos outros e até por seus inimigos, conforme está nas Escrituras?


Sim! Entretanto,  também acreditamos que a Igreja, além de ser santa, católica e apostólica, é também UNA. o que não se dá dentro da Babel protestante pela qual os amotinados se dispersaram, pulverizando-se em milhões grandes, médias, pequenas e micro seitas. 

Para nós a Igreja é um só corpo do qual Cristo é o membro mais importante, tanto assim que, pela Bíblia, ela é o CORPO DE CRISTO "Tudo ele pôs debaixo dos seus pés, e o pôs, acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo: a plenitude daquele que plenifica tudo em tudo" (Ef 1,22-23).

Na Igreja SOMOS TODOS UMA SÓ COISA COM CRISTO    através de nosso batismo ["Porque se nos tornamos uma coisa só com ele por uma morte semelhante à sua [o batismo], seremos uma coisa só com ele também por uma ressurreição semelhante à sua..." (Rm 6,5)] e quando sofremos, ou nos alegramos, ou nos amamos, ou oramos, enfim, em tudo, é Cristo que sofre, que se alegra, que ama, que ora etc. segundo está escrito:  

"Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria. Ora, vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros, cada um no seu lugar" (1Cor 12,26-27).

De conformidade com a medida da perfeição de nossa comunhão  com o corpo de Cristo, mais perfeitamente nossas ações tornam-se ações da Igreja, do Corpo de Cristo, do próprio Cristo! De conformidade com a santidade de vida de um membro, mais eficazmente sua oração se torna a infalível oração de Cristo. É por isso que as súplicas dos santos são prontamente atendidas porque elas são a prece do próprio Cristo. É neste sentido que Cristo é o nosso ÚNICO MEDIADOR, exatamente porque as nossas preces são as preces dele.

Nesta vida, a nossa comunhão com Cristo é imperfeita porque, mesmo o justo, peca várias vezes no dia (Pro 24,16). Nos tabernáculos eternos (Lc 16,9), entretanto, já não há pecados, e a comunhão dos bem-aventurados é perfeita e nada que eles peçam é negado por Deus. É por causa de nossas imperfeições que recorremos aos santos que, já na posse de sua morada definitiva, estão em perfeita comunhão com Deus.

- E por que não pedir diretamente a Cristo?

Claro que podemos pedir, mas nós estamos em perfeita comunhão com Cristo? Quando pedimos aos santos estamos honrando a Deus e fazendo-lhe a vontade. Foi por isso que lhes deu poderes para reinar com Cristo. O próprio Deus os honra, louva e exalta (Lc 12,37; Rm 2,29; I Cor 4,5; I Pe 1,7; Jo 12,26; Rm 2,7; 2,10; I Tm 3,13; I Pe 1,7; I Pe 2,7 ;  Mt 23,12; Lc 1,52; 14,11; 18,14; Jo 13,32; At 13,17; Rm 8,17; 8,30; I Tm 3,13; I Pe 1,7; I Pe 2,7; Tg 4,10) e é a sua vontade que nós também nos tornemos seus amigos (Lc 16,9) e que os honremos e exaltemos.

domingo, 3 de março de 2013

"SE SOUBÉSSEIS QUANTO VOS AMO CHORARÍEIS DE ALEGRIA"



Via Sacra no Monte Krizevac30 anos de esperança e de paz
No passado dia 24 de Junho, perfizeram-se trinta anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos videntes de Medjugorje. 


Frei João Sartori



No passado dia 24 de Junho, perfizeram-se trinta anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos videntes de Medjugorje. Desde então, o “acontecimento Medjugorje” encheu as páginas dos jornais, aqueceu os ânimos, levantou suspeitas e desconfianças, mas, sobretudo, abriu para milhares e milhares de pessoas uma grande luz e esperança na vida. Deram-se conversões e milagres. Tudo, em nome da “Gospa Mira” (Rainha da Paz). O Mensageiro de Santo António tem a alegria de apresentar a reportagem de um colaborador, que participou recentemente numa peregrinação.



Via Sacra no Monte Krizevac
A esperança que ilumina os nossos passos

As peregrinações e os caminhos para os santuários da Terra Santa, das Basílicas Marianas ou de outras basílicas onde se conservam os túmulos dos Santos continuam a ter uma significativa actualidade. Sem dúvida, manifestam a necessidade de encontrar um caminho espiritual, inspirado numa procura interior e num chamamento de Deus. É possível constatar isso na história do povo de Israel e nos testemunhos de outras religiões.
Em muitos casos, a acção do “partir” é motivada por uma procura dos significados mais
profundos da vida. Isso pode comportar um afastamento temporário dos próprios familiares e amigos, mas o resultado é muito benéfico, pois leva a um fortalecimento espiritual e à renovação da vida. É esta a condição preliminar para viver profundamente esta experiência e alcançar a verdadeira liberdade interior. Somos peregrinos, não estamos condenados ao peso dos nossos compromissos e afãs quotidianos.

Passado e presente de Medjugorje

O cristianismo já estava implantado em Medjugorje durante a época romana, se bem que até à Idade Média não tivesse grande sucesso em toda a Bósnia Herzegovina. Foi com a
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vinda dos Franciscanos que a fé católica criou raízes, sobretudo entre os Croatas. Depois da conquista dos Turcos, a Bósnia foi islamizada, mas sobreviveram zonas de cristandade. Em Medjugorje, a maior parte da população é croata e de religião católica. No tempo do comunismo, a Jugoslávia sofreu uma grande prova que a forte religiosidade da gente conseguiu superar, apesar das centenas de vítimas entre os consagrados, os sacerdotes, irmãs e entre os fiéis leigos. Em 1993, uma sangrenta guerra entre Croatas e Sérvios tem ulteriormente martirizado esta terra. Agora há paz, se bem que ainda se vêem as consequências do recente conflito. O território de Medjugorje é de tipo pedregoso, mas fértil, e a população dedica-se sobretudo à agricultura, também por causa do clima mediterrânico.
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A primeira aparição de Nossa Senhora deu-se na colina Crnica, chamada “Podbrdo”, junto a Medjugorje, a 24 de Junho de 1981. Estavam presentes os jovens Ivanka
Ivankovic, Ivan Ivankovic, Ivan Dragicevic, Milka Pablovic, Mirjana Dragicevic e Vicka Ivankovic. Viram uma figura feminina que trazia nos braços uma criança; mas aterrorizados fugiram. No dia seguinte, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic não regressaram ao lugar e não tiveram mais visões, mas aos outros quatro uniram-se Jakov Colo e Marija Pavlovic. Os rapazes e raparigas tinham todos entre 10 e 17 anos. Nos dias seguintes, as aparições continuaram e a colina encheu-se de pessoas e de curiosos. O pároco Franciscano Jozo Zovko interrogou os rapazes sobre os factos. Inicialmente duvidoso, de seguida tornou-se o mais decidido defensor das visões, tendo ele mesmo, como tantos outros, assistido às aparições. Segue-se um longo período de perseguições, interrogações e ameaças por parte da polícia comunista. O Padre Jozo fica na prisão um ano e meio. Também o bispo de Mostar é contra as aparições.

Nos anos seguintes, foram feitos muitos estudos psicológicos e médicos sobre os videntes durante os êxtases, com a ajuda de instrumentos científicos, e criou-se uma ampla documentação técnica com resultados surpreendentes. Já passaram 29 anos e as aparições continuam. Durante todo este tempo os videntes permaneceram coerentes sobre o que disseram e tudo isso torna-os testemunhas de confiança e atendíveis. As aparições não estão ligadas a um lugar particular, mas aos mesmos videntes. Normalmente, aparece uma jovem mulher muito bela, de média estatura, com o cabelo preto e os olhos azuis. Às vezes, a mulher tem nos braços uma criança. A mulher reza e fala com os videntes, deixando mensagens ou descrevendo factos passados ou futuros. No dia 24 de Junho de 1981, os videntes eram crianças e jovens, o mais pequeno Jakov Colo tinha 10 anos, a mais velha Vicka Ivankovic tinha 17 anos. 


Agora são todos pais e mães de família e dividem o seu tempo entre a vida normal de 
trabalho e os compromissos com os peregrinos.   Muitos deles preparam congressos em Medjugorje e no estrangeiro para a difusão das mensagens marianas. No início, sofreram perseguições por parte do regime comunista e em seguida foram submetidos a todas as análises para verificar o estado de saúde mental e os parâmetros médicos durante os êxtases. Muitas outras pessoas têm tido claras visões, como a escrita “MIR”, que significa “paz”, em letras grandes sobre o monte Krizevac, ou a mesma imagem da Virgem, sempre sobre o monte Krizevac, perto da Cruz, ali instalada. Outros têm visto sinais no sol e outros milagres. Mas todas estas coisas não devem ser procuradas. O que conta é a conversão do próprio coração a Deus.

A Mensagem de Medjugorje

Trinta anos representam um período de aparições muito comprido. Mais do que
mensagens dever-se-ia falar de diálogo, ou melhor, de caminho espiritual. A Virgem chama a este período “tempo de graça” e fala de um “plano de salvação”. Tudo conduz a repor Deus em primeiro lugar e a ocupar-se mais da vida eterna do que desta vida terrena através de uma conversão contínua e radical a Deus. Descreverei aqui uma síntese dos temas principais:

- A paz. A Virgem aparece em Medjugorje como “Rainha da paz” (Gospa Mira) e o pedido da paz representa um tema prioritário das mensagens. Já nos primeiros dias repetia: “Paz! Paz! Reconciliai-vos, Reconciliai-vos! Reconciliai-vos com Deus.” (Mensagem de 26 de Junho de 1981). 

- A fé. Outro tema fundamental é a fé em Deus, como afirma São Pedro: “O objectivo da fé é a salvação das almas”. É a fé que pode “mover as montanhas”. Mas Jesus interpela: “Quando vier o Filho do Homem encontrará ainda a fé sobre esta terra?” 

- A conversão. Na mensagem de 25 de Abril de 1983, a Virgem pronunciou sete vezes a palavra “conversão”. Deus deve estar no centro da nossa existência. São Pedro pregava: “Convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados” (Act. 3, 19). A conversão é urgente!




- As cinco pedras. Outros temas recorrentes na mensagem tomaram o nome de “as cinco pedras”, fazendo referência ao episódio de David contra o filisteu Golias (símbolo da luta do homem contra Satanás):

     1. Rezar com o coração. A oração comum em Medjugorje é a dos “sete Pai Nossos, Ave Marias e Glória ao Pai”. As graças recebem-se sobretudo através da oração. É preciso transformar a oração de simples repetição de palavras para uma relação de comunhão com Deus.

     2. Eucaristia. “A Missa é a forma mais alta de oração”. A Virgem quer conduzir-nos a Jesus: “Ide à Missa e comungai” (Mensagem de 12 de Dezembro de 1981). Mas exorta-nos a fazê-lo com o coração, sem distracções e em graça de Deus. 

     3. A Bíblia. A Sagrada Escritura permite-nos conhecer melhor a Deus e o Seu amor para connosco. É isso que a Virgem nos quer deixar entender com a contínua exortação: “Convido-vos a ler todos os dias a Bíblia” (Mensagem de Outubro de 1984).

     4. O Jejum. Neste período difícil e votado ao consumismo, a penitência representa uma arma poderosa. “Satanás tenta impor-vos o seu poder. Não o permitais! Permanecei firmes na fé, jejuai e rezai” (Mensagem de 1981). A Virgem convida-nos também a um jejum da televisão, dos vícios e sobretudo do pecado, porque “só com a oração e o jejum as guerras podem parar” (Mensagem de 24 de Abril de 1992). 

     5. Confissão mensal. Já na terceira aparição, Nossa Senhora repetia: “Reconciliai-vos com Deus e entre vós! E, para fazer isso, é necessário rezar, jejuar e confessar-se.” (Mensagem de 26 de Junho de 1981). Medjugorje é hoje chamado o “confessionário do mundo”, por causa do elevado número de confissões que ali se realizam
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O que diz a Igreja

A posição oficial da Igreja em relação a Medjugorje assenta sobre a declaração da Conferência Episcopal da ex-Jugoslávia e confirmada, por várias vezes, pela Congregação Vaticana para a Doutrina da Fé. Resume-se em três pontos:
1º - Não é provado que os fenómenos sejam sobrenaturais; mas, também, não está excluído. A Igreja não nega essa possibilidade, mas deixa-a em aberto. A avaliação final da Igreja não foi ainda pronunciada, dado que as aparições continuam.
2º - Por conseguinte, não é permitido fazer peregrinações oficiais (por exemplo, diocesanas) a este local. 
3º - Uma vez que muitos fiéis se deslocam a este lugar, recomenda-se que os pastores assegurem um acompanhamento espiritual aos peregrinos. E é exactamente isso que se faz, há 30 anos.
Mediante estas três orientações, Medjugorje pode perfeitamente continuar o seu caminho, que é tão rico em graças para toda a Igreja. O que caracteriza particularmente este lugar de peregrinação são as confissões. Os próprios Padres e Religiosos que ali confessam ficam sensibilizados com esta experiência. Muitos redescobrem a importância do sacramento da Penitência. 
Muitas pessoas que vão a Medjugorje por mera curiosidade ficam depois seduzidas pelo ambiente de oração e de penitência que ali se respira. Nelas, então, brota o desejo de se reencontrarem a si próprias e de dar um novo sentido à sua vida.


A Experiência de uma Peregrina

“Chegámos, ó Mãe querida, de toda a parte da terra, levando…”. Assim começa um dos cânticos de Medjugorje, cantado em todas as línguas. Nossa Senhora, Notre Dame, la Madonna, Jasna Gora, Gospa Mira, etc… apareceu em muitos lugares, em diversas épocas da história, mas agora aparece em Medjugorje e a Ela podemos levar tudo. O que é que isto significa? As nossas alegrias e as nossas esperanças, os nossos projectos, as nossas doenças e angústias e, também, os nossos momentos mais tristes, donde, às vezes, pensamos não poder nunca mais sair, porque sem esperança!
Ela diz-nos: “Amo-vos muito! Se soubésseis quanto vos amo, choraríeis de alegria!” E se ela nos conforta deste modo, de que havemos de ter medo? Aprendamos, portanto, a entregar tudo nas suas mãos, porque nela podemos confiar cegamente.
No verão passado, conheci um jovem que desejava passar as suas férias em Ibiza, mas depois foi a Medjugorje por ocasião do festival da juventude, acompanhado por alguns amigos. Aí, seduzido pela alegria e pela serenidade que a Mãe derramou no seu coração, decidiu ficar e prestar serviço de voluntariado numa comunidade de assistência aos doentes, consciente de que nada poderia ser melhor, nem mesmo passar férias em Ibiza!

Em Medjugorje, existem várias realidades comunitárias de apoio ao povo. Entre as mais conhecidas, contam-se as do Cenáculo da Irmã Elvira, as Comunidades “Novos Horizontes”, o orfanato da Irmã Cornélia e uma, nascida agora, que visitámos e que me seduziu particularmente. É a comunidade “Alivio de Jahvé”, fundada por um jovem de Pádua, que decidiu deixar tudo para viver em Medjugorje e ajudar, com um projecto da Caritas Italiana, os refugiados da guerra que ainda vivem em barracas.
Muitas vezes pedem-me: “Tu que foste a Medjugorje, viste pessoalmente a Nossa Senhora?”
Esta pergunta faz-me sorrir. E a isso eu respondo: “Com certeza. Vi muitas! Nas lojas, de modo particular, há imagens de todos os tamanhos!

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Quero, portanto, dar este testemunho. Não vi nada de estranho em Medjugorje, todavia tive sempre a certeza de que Nossa Senhora estava presente. Em Medjugorje, Nossa Senhora está presente nas estradas, na Igreja, nos hotéis, sobre as montanhas… A Mãe está sempre junto de nós e consola-nos, alegra-se connosco e quando estamos tristes chora connosco e dá-nos toda a força e confiança para ir adiante.

Aconselho que, pelo menos uma vez na vida, todos possam fazer esta experiência de amor e de abandono confiante nos braços de Maria. Com a mente e com o coração ainda estou em Medjugorje para dizer a Maria mais uma vez: “Mãe, gosto de ti, entrego tudo nas tuas mãos! 

A DEMONÍACA IGREJA CATÓLICA NÃO TEM NADA DE CRISTO


Mago da luz - VOU PARAR  POR  AQUI, MAIS VOLTANDO  AO TEMPO, E VENDO O QUE  ACONTECE ATUALMENTE, SE  QUE  A  IGREJA CATÓLICA  NÃO TEM NADA  DE JESUS  CRISTO, MAS SIM É UMA DOMINAÇÃO  DEMONÍACA PROVINDA  AINDA DOS ROMANOS  PAGÃOS...



OSWALDO: - A Igreja Católica é o único grupo religioso que vem diretamente da fonte que é Cristo. Não há outro grupo que, antes do século XI (Apostasia de Miguel Cerulário) e dos século XVI (Rebelião Protestante) tenha levado a luz de Cristo às mais remotas partes da terra em cumprimento à esta ordem de Jesus:

"... Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20) 

Diante disso, resta aos nossos opositores alegar que a verdadeira Igreja de Cristo, por força da perseguição movida contra ela, permaneceu oculta, na clandestinidade, para ressurgir vitoriosamente graças à coragem de um bêbado chamado Lutero (*). 

Mas, será que esta igreja acovardada, está de acordo com o Evangelho?

Não! Absolutamente não, porque a Igreja de Cristo deveria SER A LUZ DO MUNDO E O SAL DA TERRA:

 "Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus" (Mt 5, 13-16).

Somente a Igreja Católica foi o sal da terra e a luz do mundo, convertendo a Cristo gregos, romanos e bárbaros. 

A hipotética "verdadeira Igreja de Cristo", medrosa, covarde e inoperante, que jamais apareceu, que nada fez pelo Evangelho, não passa de uma invenção excêntrica, sem fundamentos, e, sobretudo, é antibíblica.


Alegam ainda, com o objetivo de rebaixá-la ao nível de todas as denominações heréticas ditas evangélicas, que Constantino a fundou. 

É uma afirmação inteiramente falsa e, historicamente, sem qualquer fundamento. Contrariando-a, não nos faltam abundantes documentos provando que a Igreja católica já existia séculos antes que Constantino nascesse, conforme escrito:

“Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Epístola aos Esmirnenses c 8, 2 de Inácio de Antioquia, bispo e mártir, contemporâneo dos Apóstolos, tendo nascido por volta de 35 d.C.).



(*) - Para uma obra de tamanha envergadura Deus certamente não escolheria um monje beberrão, glutão, crápula, preguiçoso, fornicador, adúltero e sobretudo blasfemo e que costumava receber conselhos do Diabo: 




Trata-se realmente de uma obra satânica sendo que nesta o Dragão arrastou com sua cauda um terço da cristandade: 

PREGUIÇOSO E CRÁPULA - "Aqui passo todo o dia no ócio e na devassidão" (Ego otiosus hic et crapulosus sedeo tota die. D Wette II.6) 

VIDA DE PECADO - "Corporalmente estou com saúde e sou bem tratado, porém as tentações e o pecado não me deixam em paz" a Melanchton - Cartas III.140. A.Gerbal 


;FORNICADOR E ADÚLTERO - "Sou um famoso namorador. Admiro-me que, escrevendo tantas vezes sobre matrimônio, et misceor feminis, não tenha ainda virado mulher e não tenha ainda casado com uma delas"; "Entretanto, se queres o meu exemplo, tem o seguinte: Tive já três esposas ao mesmo tempo e as amava tão ardentemente que perdi duas delas, que foram procurar outros maridos... Quanto a ti, é um namorador mole, não tendo a coragem de ser marido de uma só (De Wette II. 646 - Carta a Spalatino, na Páscoa de 1525 - [De Wette II. 646]) ) 

BLASFEMO - "Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte [do poço de Jacó] de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela? " Depois, com Madalena, depois, com a mulher adútera, que ele absolveu tão levianamente. Assim, Cristo, tão piedoso, também teve que fornicar, antes de morrer" (Lutero, Tischredden, Conversas à Mesa, N* 1472, edição de Weimar, Vol. II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, Ed Vecchi Rio de Janeiro 1956, p. 15). Noutra ocasião, Lutero balsfemou contra Deus, ao dizer que Deus age como louco ou como muito tolo: "Deus est stultissimus" (Lutero, Conversas à Mesa, ed Weimar, N* 963, Vol. I , p. 487. Apud Franz Funck Brentano op. cit. p. 147). Doutra vez, ao falar Lutero do destino, ele culpava Deus por todos os crimes , e dizia que Judas não podia deixar de trair Cristo, nem Adão tinha liberddae para não pecar. Considerando que era Deus que determinava os pecadores a pecar, Lutero concluia dizendo
"Deus age sempre como um louco" (Franz Funck Brentano, Martim Lutero, p. 111). Recentemente foram descobertos os cadernos pessoais de Lutero. Eles foram estudados pelo Padre Theobald Beer que publicou um livro sobre eles. Nesse cadernos, Lutero afirma que Cristo é, ao mesmo tempo, Deus e o diabo, o bem e o mal. Ora, isso caracteriza Lutero tipicamente como dualista gnóstico, e explica todas as suas doutrinas mais delirantes. 

MAIS FRASES:

CASAMENTO DE LUTERO - “Com este casamento, eu me fiz tão covarde e desprezível; espero que os amigos hão de rir, e que os diabos hão de chorar." (após o casamento com Catarina de Bora - [Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960]) 

BEBERRÃO - GLUTÃO - "Vou comendo como um boêmio e bebendo como um alemão." (carta à Catarina de Bora em 1540 - [Franca, Leonel, S.J. A Igreja, a reforma e a civilização, Ed. Agir, 1952, 6ª ed.]) 

BEBERRÃO - "Ontem, aqui, bebi mal e depois fui obrigado a cantar; bebi mal, e sinto-o muito. Como quisera ter bebido bem, ao pensar que bom vinho e que boa cerveja tenho em casa, e mais uma bela mulher." (De Wette IV. 553) 

AS MULHERES1 - "Arroga-te toda autoridade no lar, mas que meu direito aí permaneça intacto. O domínio da mulher jamais produziu alguma coisa de bom. Deus fizera Adão mestre e senhor na terra e tudo aí era perfeito quando a mulher surgiu para tudo transtornar." (Conversas à mesa, n. 1046) 


AS MULHERES2 - "O corpo das mulheres não é forte, e a sua alma é ainda mais fraca, no sentido comum. Assim lê um assunto sem importância que o Senhor coloque uma selvagem ou civilizada ao nosso lado. A mulher lê meio criança. Aquele que toma uma mulher deveria considerar-se como o guarda de uma criança... ela é semelhante a um ANIMAL CAPRICHOSO (ein tolles tier). Reconhecei a sua fraqueza. Se nem sempre passeia por caminhos direitos, guiai a sua fraqueza. Uma mulher permanece eternamente mulher*. (Weimar – Vol. XV. ´. 420).
COMPANHIA DO DIABO - "O diabo dormiu ao meu lado, em minha cama, mais vezes do que minha mulher." (em Wartburg - [Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed.]) 

DESEJO CARNAL - PREGUIÇA - INDOLÊNCIA - "Eu queimo nas chamas de minha carne insubmissa; em resumo, eu deveria estar ardente no espírito, pelo contrário eu ardo na carne, no desejo, na preguiça, na desocupação e na indolência..." (carta a Melanchthon - Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960]) 

CONTRA OS CAMPONESES1 - "Os camponeses não queriam escutar nada; por isso, era preciso abrir-lhes o ouvido com balas de espingarda para que a sua cabeças voassem pelos ares." (sobre os camponeses revoltado - [Grisar v. Luther vol.l. p. 7l5. Ed. 7912]) 

CONTRA OS CAMPONESES2 - "Não quero saber nada de misericórdia" (...) "como já escrevi, escrevo ainda: ninguém se deve compadecer dos camponeses teimosos, obcecados, cegos, mas bater neles com cordas, pau e foice, como de faz com cães furiosos. Eles são, com certeza, revoltosos, ladrões, assassinos e blasfemadores, de modo que entre eles não há nenhum que não tenha merecido dez vezes a morte sem compaixão."O senhores compreendem o que está atrás desta populaça; o burro quer pau, e este povo quer ser governado pela força..." (...) "Os camponeses permanecem camponeses; faça-se-lhes o que quiser, têm o rosto, o nariz e os olhos tortos". (ainda sobre os camponeses revoltados - [Schlaginhaufen Leipzig, 1888, p. 125]). 

CONTRA OS CAMPONESES3 - "Estou satisfeito de que os camponeses sejam privados deste elemento de consolação: não entendem nada de música." (Conversas à mesa, n. 1817) 

CONTRA OS CAMPONESES4 - "Queria ser durante três dias um anjinho, para ir roubar o dinheiro dos camponeses e jogá-lo no (rio) Elba; mas depois faltaria corda, porque todos iriam enforcar-se" (Lutero em conversa com colegas - [Funck-Brentano, Martim Lutero, Casa Editora Vecchi, 1956, 2a. ed.]) 

PREGUIÇA E DEVASSIDÃO - "Aqui passo todo o dia no ócio e na devassidão." (descrevendo sua vida em Wartburgo - [De Wette IV. 553])
CONTRA CARLOSTADT - "Mil raios te partam antes de saíres da cidade." (despedida de Carlstadt na 'Urso Negro', Saxônia - [Bossuet, Jacques Benigne, Histoire des variations des eglises protestantes, Chez de la veuve de Sebastien Mabre-Cramoisy, Imprimeur du Roy, Paris, 1688]) 

CONTRA A RAZÃO - "A razão é a prostituta, sustentáculo do diabo, uma prostituta perversa, má, roída de sarna e de lepra, feia de rosto, joguemos-lhe imundícies na face para torná-la mais feia ainda." (sermão em Wittemberg - Grisar, Hartmann, S.J., Martin Luther, His life & work, The Newman Press, 1960]) 

sábado, 2 de março de 2013

A RENÚNCIA DO PAPA E AS PROFECIAS


Quando o Papa Bento XVI, (ainda) gloriosamente reinante, anunciou que abdicaria o trono no final do mês, não faltaram especulações midiáticas, nem previsões apocalípticas. As famosas profecias de São Malaquias, sempre vêm à tona em tempos de conclave. Depois de Bento XVI, viria Pedro, o Romano, que governaria a Igreja no final dos tempos. Após o seu pontificado, seria o fim, e o terrível Juiz viria julgar seu povo.




E estas profecias não são falsas?

Em resumo, é isso o que o padre Paulo Ricardo explica no vídeo abaixo. São Malaquias existiu, mas suas “profecias”, na verdade, não são suas, e a interpretação que lhes é dada geralmente não passa de fantasia.

Mesmo sem ler Dom Estêvão Bettencourt, e sem assistir à explicação do padre Paulo, é compreensível que previsões assim sejam forjadas. Desnecessário repetir que ninguém – “nem mesmo os anjos do céu” – sabe o dia, nem a hora – somente o Pai (cf. Mt 24, 36). Importa que preocupemo-nos com nossa conversão, pois a morte chega quando menos esperamos, e teremos que prestar contas de nossos atos diante de Deus.

Importa, também, que rezemos pela Igreja e pelo conclave que se aproxima. O Espírito Santo assista o Colégio Cardinalício, e o novo Papa continue o trabalho tão frutuoso desta áurea era que foi a de João Paulo II e Bento XVI.








Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)